Moon Walker

Moon Walker
Apollo 16, 1972

terça-feira, 8 de março de 2011

INGLÊS INSTRUMENTAL

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Mesmo com um conhecimento limitado da língua inglesa e sem entender o sentido de todas as palavras em um texto, é possível inferir ( deduzir ) as idéias centrais e / ou principais.

Algumas das estratégias estudadas no Inglês instrumental são:
• Skimming
• Scanning
• Palavras cognatas ( semelhantes ao Português )
• Conhecimento prévio ( conhecimento de mundo )
• Informação não-verbal ( gravuras, fotos, gráficos, desenhos etc. )
• Inferência de vocabulário
• Formação das palavras ( sufixos, prefixos )
• Marcadores do discurso ( pontuação )
• Tempos verbais

SKIMMING

Habilidade de localizar informações específicas o mais rápido possível em um texto, sem recorrer à leitura linear do mesmo. É, portanto, uma leitura rápida em que os olhos do leitor percorrem o texto somente para descobrir o que lhe interessa.

SCANNING

Técnica de leitura rápida onde o aluno procura identificar a(s) idéia(s) principal(is) do texto. Para alcançar isso, ele pode recorrer às palavras cognatas, repetidas, informações não-verbais, etc. Uma leitura eficiente em Língua Inglesa parte do pressuposto de que o leitor inicie a leitura a partir de uma compreensão global do sentido do texto, não se preocupando em entender todas as palavras do mesmo.

PALAVRAS COGNATAS

Palavras semelhantes ou parecidas na escrita e pronúncia com palavras no português. Estas palavras auxiliam muito o aluno no entendimento do texto em inglês, pois fica fácil para ele deduzir o seu sentido devido à semelhança. A presença de palavras cognatas em um texto em língua inglesa é constante, já que grande parte do vocabulário desta língua é de origem latina.

FALSOS COGNATOS

Há também os falsos cognatos que podem confundir os alunos por não significarem aquilo que parecem significar, mas esse tipo de ocorrência atinge uma pequena minoria das palavras cognatas, ou seja, pode-se confiar na semelhança.

CONHECIMENTO PRÉVIO

É o conhecimento que o leitor já possui sobre o assunto do texto antes de lê-lo. Envolve a experiência do leitor.
Por exemplo: “Atoms can be divided into smaller particles called neutrons and electrons. The proton has a positive charge of electricity and the electron has a negative charge.”
No texto acima, fica fácil o aluno deduzir o seu conteúdo se ele já tiver um conhecimento prévio sobre o que seja “átomo”.

INFORMAÇÕES NÃO-VERBAIS

São destaques gráficos que o autor coloca no texto para chamar a atenção do leitor e, se este voltar sua atenção para esses destaques, terá uma maior facilidade para entender o assunto do texto. As Informações não-verbais mais comuns são:
☻Título
☻Subtítulo
☻Parágrafos
☻Fotos
☻Gravuras
☻Números
☻Tabelas
☻Gráficos
☻Letras maiúsculas
☻Palavras em negrito, itálico, sublinhadas, etc.

É importante que os leitores prestem atenção em coisas tais como título, letras em negrito ou itálico, palavras sublinhadas, divisões do texto, parágrafos marcados ou discriminados em forma de itens, informações não-verbais no texto tais como gráficos, figuras, mapas ilustrados, origem do texto, do autor e idéia de quando este texto foi escrito, pois assim a interpretação e compreensão do texto tornam-se mais fáceis.

DEDUÇÃO E INFERÊNCIA

Atividade pela qual o leitor é levado a predizer, inferir ou deduzir o conteúdo de um texto através do título ou de outros elementos tipográficos, como ilustrações, por exemplo. Sendo uma atividade do tipo pré-leitura, a Prediction contribui para estimular o interesse e a curiosidade do leitor pelo conteúdo de um texto que o tópico sugere.

Assim, pode-se recorrer aos seguintes recursos:

CONTEXTO SEMÂNTICO

É o contexto imediato no qual a palavra está inserida. Pelo contexto, o aluno identificará o significado da palavra desconhecida. Se o aluno consultar o texto:
“Atoms can be divided into smaller particles called neutrons and electrons. The proton has a positive charge of electricity and the electron has a negative charge.”
Fica fácil de identificar o significado da palavra charge já que no contexto aparecem palavras como: proton, electron, positive, negative, electricity, que ajudam a deduzir que o seu significado é carga.

O leitor identificará a classe gramatical de palavras no texto atentando para a localização das palavras no contexto no qual estão inseridas, por exemplo. A identificação da classe de palavras ajuda na compreensão do texto, principalmente o substantivo, o adjetivo e o verbo.

PALAVRAS REPETIDAS

Palavras que aparecem mais de uma vez no texto e que, pela sua repetição, tornam-se relevantes para o entendimento textual. Vale ressaltar que se deve considerar como palavras repetidas apenas o substantivo, o adjetivo e o verbo, pois são palavras com uma carga semântica muito forte e, se analisadas, ajudarão o aluno na compreensão do texto.

PALAVRAS-CHAVE

Palavras essenciais dentro do contexto que identificadas, ajudarão a explorar a redundância e demonstrarão que meaning (sentido, significado) pode ser percebido, mesmo quando não se entende todas as palavras existentes em um texto. Como exemplo, um texto que fale sobre ÁGUA, deve apresentar palavras-chave que estejam relacionadas com o assunto como: clima, chuva, condições atmosféricas, nuvens, racionamento, poluição, etc.

Formação das palavras ( sufixos, prefixos )

A identificação dos sufixos e prefixos auxiliam grandemente na interpretação de textos. Alguns dos principais abaixo:

PREFIXOS QUE ALTERAM O SIGNIFICADO DA PALAVRA PARA UM SIGNIFICADO OPOSTO:

UN-Ex.: Fortunate – Unfortunate Popular – Unpopular

DIS- Ex.: Agree – Disagree Approve – Disapprove

IN- Ex.: Credible – Incredible Active – Inactive

IM- Ex.: Possible – Impossible Mortal – Immortal

IL- Ex.: Literate – ILLiterate Licit – ILLicit

NON- Ex.: Believer – Nonbeliever Sense – Nonsense

IR- Ex.: Regular – Irregular Rational – Irrational

MIS- Ex.: Spell – Misspell Trust – Mistrust

MAL- Ex.: Function – Malfunction Formation – Malformation

DE- Ex.: Activate – Deactivate Inflate – Deflate


PREFIXO DE EXCESSO – “OVER”

Ex.: Cook – Overcook Do – Overdo Dose – Overdose

PREFIXO DE INSUFICIENCIA – “UNDER”

Ex.: Cook – Undercook Play – Underplay Dose - Underdose

Sufixos

SUFIXOS QUE TRANSFORMAM SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS EM VERBOS ( SUFIXOS VERBAIS ) :

-IZE / ISE - Ex.: American – Americanize Apology – Apologize
Obs. IZE = grafia inglêsa estadunidense ISE = grafia inglêsa britânica

-IFY - Ex.: Pure – Purify Simple – Simplify False – Falsify

-EN - Ex.: Deep – Deepen Gold – Golden Dark – Darken

-ATE- Ex.: Regular – Regulate Circular – Circulate


SUFIXOS QUE TRANSFORMAM ADJETIVOS EM SUBSTANTIVOS:

-ITY - Ex.: Pure – Purity Cruel – Cruelty Stupid – Stupidity

-SHIP- Ex.: Friend – Friendship Relation – Relationship

-DOM - Ex.: Free – Freedom King – Kingdom

-NESS- Ex.: ILL - ILLness Weak – Weakness Kind – Kindness
Happy - happiness

-HOOD- Ex.: Neighbor – Neighborhood Child – Childhood


SUFIXOS QUE TRANSFORMAM VERBOS EM SUBSTANTIVOS:

-MENT - Ex.: To Pay – Payment To Develop – Development

-ER- Ex.: To Play - Player To Open – Opener To Sing – singer

-ATION / TION / SITION / ION–
Ex.: To Inform – Information To Admire – Admiration
To Compose – Composition To Invent – Invention

-ANCE / ENCE- Ex.: To Assist – Assistance To Depend – Dependence

-AL / AGE- Ex.: To Arrive – Arrival To Marry – Marriage

-ING- Ex.: To Teach – Teaching To Learn – Learning
Obs. Nem sempre o ING indica o gerúndio. Enquanto sufixo o ING transforma um verbo em substantivo. To teach ( Ensinar ) - Teaching( ensino = substantivo ).
Patricia’s teaching is great! ( O ensino de Patricia é ótimo! )
Patricia’s ( is ) teaching Math. ( Patrícia está ensinando Matemática ).
Notem que a presença do verbo "To Be" ( am, is, are, was, were ) é que vai indicar que o ING está na função de gerúndio.

SUFIXOS QUE TRANSFORMAM SUBSTANTIVOS EM ADJETIVOS:

-FUL- Ex.: Care - Careful Hope – Hopeful Pain – Painful

-IC / ICAL - Ex.: Atom - Atomic Economy – Economic History – Historical

-OUS- Ex.: Fame – Famous Danger – Dangerous Poison - Poisonous

-Y- Ex.: Health - Healthy Dirt – Dirty Smell – Smelly
Rain - Rainy

-ISH- Ex.: Brown – Brownish Child - Childish Fool – Foolish

-SOME - Ex.: Trouble – Troublesome Fear – Fearsome

-ABLE - Ex.: Profit – Profitable Comfort – Comfortable


SUFIXOS QUE TRANSFORMAM VERBOS EM ADJETIVOS:

-ABLE - Ex.: To Wash - Washable To Forget – Forgetable To Love – Lovable

SUFIXOS QUE TRANSFORMAM ADJETIVOS EM ADVÉRBIOS:

-LY - Ex.: Coward – Cowardly Friend – Friendly Quick – Quickly

SUFIXO OPOSTO ( Palavra adquire sentido oposto ao original ):

-LESS- Ex.: Pain – Painless Hope – Hopeless Home – Homeless

SUFIXO FEMININO:

-ESS- Ex.: Host – Hostess Lion – Lioness Waiter – Waitress
Count – Countess Mister – Mistress Prince – Princess

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